Blog

Construímos quadras de Beach Tennis em todo o Brasil

Construímos quadras de Beach Tennis profissional. Atuamos no mercado há mais de 6 anos. Centenas de quadras executadas e clientes satisfeitos.

 

Ao construir uma quadra de Beach Tennis deve-se levar em consideração uma série de regras a ser seguidas para que se construa uma boa quadra. Não é somente a qualidade da areia o único elemento para considerar uma quadra de Beach Tennis ideal. Existem dezenas de fatores que se não forem levados em consideração, a decepção do dono da quadra será inevitável.

Elementos como, escolha da área para construir a quadra de Beach Tennis, terreno preparado adequadamente, sistema de drenagem correto, área de recuo ao redor da quadra, acessórios de jogo, refletores, rede de proteção, entre outros, são fundamentais para que se tenha uma quadra ideal. Até mesmo a posição da quadra em relação ao sol tem que ser levado em consideração.

Abaixo publicamos um extenso artigo de como construir uma quadra de Beach Tennis, com o propósito de instruir o interessado em agir na forma correta. Entretanto, seja cauteloso na construção caso resolva fazer por conta própria. O ideal mesmo é que seja contratado um profissional habilitado para essa demanda.

Como construir uma quadra de Beach Tennis

Quer saber como construir uma quadra de Beach Tennis? Esse artigo irá tirar todas as suas dúvidas. Caso queira um pouco mais de comodidade você pode contratar nosso serviço de consultoria on line ou a própria execução da quadra. Garantimos que, independente de sua decisão, você ficará satisfeito.

O Beach Tennis, esporte criado a partir da prática do frescobol, se popularizou na província de Ravena, região ao norte da Itália. Trata-se de uma modalidade fundamentalmente litorânea.

Entretanto, muitos clubes e parques de pequenas e grandes cidades já destinam uma parcela de suas áreas aos esportes de areia, nos últimos tempos dedicados à prática do beach tennis, além do tradicional futebol, futevolei ou voleibol.

Se você deseja montar a sua quadra e não sabe por onde começar, neste artigo há uma espécie de guia prático de construção de quadras de Beach Tennis que, com certeza, será útil para você.

A preparação do terreno e o sistema de drenagem

Escolher e preparar bem o terreno é o primeiro e mais importante passo quando você decide construir uma quadra de Beach Tennis. Por ser um esporte praticado em areia e quase sempre ao ar livre, a drenagem do espaço precisa funcionar perfeitamente.

A terraplanagem é fundamental para que o terreno esteja perfeitamente nivelado e pronto para receber a quadra.

É preciso, também, considerar elementos como a areia e suas diferentes qualidades, o sistema utilizado para drenagem e, em consequência disso, a profundidade da quadra, pensada para evitar as poças de água pós chuva e a permanente filtragem que elimina a possível contaminação da areia.

Ao construir uma quadra de Beach Tennis, o proprietário pode se inspirar no sistema de drenagem das quadras de tênis, o conhecido “espinha de peixe”. O sistema recebe este nome por ser um ramal que corta a quadra no sentido das laterais com captação de água no centro.

Assim como na vértebra de um peixe, a água escorre, com o uso da gravidade, pelos ramais laterais. É importante, ainda, que a “vala” possua um declive para a água sair com mais facilidade. Os ramais e a cobertura são feitos com manta geotêxtil, brita e tubos perfurados (quando necessário).

O serviço de drenagem é extremamente importante para evitar acúmulo de água da chuva e, igualmente importante, para a lavagem da areia. Com certeza você não vai querer que sua quadra fique no estado da foto abaixo, certo?

Tamanho da quadra

Em jogos simples, com apenas um atleta de cada lado, são 16m de comprimento e 4,5m de largura. Nas duplas, infinitamente mais praticadas, são 8m de largura e o mesmo comprimento.

Vale lembrar que é preciso considerar um recuo de 1,5m das linhas laterais e de 2,0m nas linhas de fundo, por determinação da Federação Internacional de Tênis (ITF), órgão que rege o Beach Tennis.

É comum que essas medidas de recuo sejam inferiores ao determinado oficialmente. Seja por falta de espaço em torno da quadra ou por qualquer outra razão. Entretanto, como os atletas se concentram, quase na sua totalidade do tempo de jogo dentro das quatros linhas, ter um recuo um pouco menor não comprometerá a prática do esporte.

Mas, cá entre nós, se for possível manter as medidas oficiais, não pense duas vezes.

Contenção da areia

O material usado no muro de contenção da areia, normalmente é executado em blocos de cimento. Mas podem ser utilizadas escoras de madeiras, tipo dormente de trilho de trem, ajustados horizontalmente o que dará o mesmo efeito. Não esqueça da distância do muro de contenção da areia, para que garanta a segurança dos jogadores.

Quadra Beach Tennis Construção

Sobre os diferentes tipos de areia

Existem diferentes tipos de areia, que se dividem pela espessura dos grãos: aquela mais espessa, usada no assentamento de tijolos e na preparação de concreto, não é recomendável para este uso.

As mais usadas no Beach Tennis são a areia branca com granularidade média para fina e a areia de lavagem de rio. Lembre-se de questionar seu fornecedor sobre os cuidados necessários para cada uma delas.

A areia tratada pode diminuir fungos e bactérias, além de não exigir manutenção recorrente, enquanto a de lavagem de rio precisa de higienização frequente, preferivelmente com cloro.

Sobre a metragem, depende da opção do responsável pela contratação da obra. O que é certo é que o serviço tem que ser executado de tal forma que a areia preencha a área pré-determinada, tanto no comprimento como na largura e, pelo menos com 25cm de profundidade (se puder colocar 30cm, melhor). Para isso, são necessários cerca de 45m³ a 66m3 de areia.

Não custa lembrar que se faz essencial realizar uma busca e comparar os preços de diferentes fornecedores, já que o valor desse material costuma ser calculado a partir de algumas variantes. Entre elas, o tipo e espessura da areia, seu preparo, tratamento, se absorve ou não o calor, entre outros quesitos. Se atente para os valores do transporte. Dependendo da distância da mineradora ao local onde será construída a quadra o valor vai ser de “assustar”, muitas vezes maior que o preço pago pela areia.

Caminhão de areia

 

O Transporte

Talvez seja o quesito mais complexo da construção de sua quadra. Essa parte merece mais um alerta. A maioria esmagadora dos transportes são feitos por caminhões basculantes, normalmente executados pelo próprio fornecedor da areia.

Porém existem caminhões de diversos tamanhos e capacidades. Esses “monstros” variam de 8 a 32 toneladas de capacidade dependendo do seu tamanho. E está claro que quanto menos viagens forem feitas para preencher sua quadra de beach tennis de areia, mais barato ficará o transporte, certo? Nós diríamos que sim, está certo! Mas é exatamente aí que está o perigo.

A experiência já mostrou que a economia nesse quesito nem sempre é válida. É muito comum quadras serem construídas em condomínios, chácaras, entre outros, que o acesso não permite o tráfego de grandes caminhões. Imagine quando se descobre isso com o caminhão de 30 toneladas entalado no meio do trajeto?

Pois é, aquilo que você achava que estava levando uma grande vantagem em pagar por poucas viagens, se torna um pesadelo imensurável. E o custo? Pode triplicar, pois a carreta de 30 toneladas terá que retornar ao seu ponto de origem e nova contratação de transporte terá que ser feita. Com certeza será melhor fazer umas cinco a seis viagens em um caminhão de 8 toneladas. Fique atento a isso!

Postes quadra de beach tennis

Sobre os equipamentos usados

Sustentando a rede, os postes posicionados nas laterais da quadra podem ser produzidos em metal, embora o aço galvanizado seja o material mais indicado, por sua resistência. Poste de madeira, também, é uma boa opção. Existem hoje no mercado produtos profissionais com regulagem de altura de fácil manuseio. Podendo, inclusive, ser utilizado para outros tipos de esportes, como o volei, já que a dimensão do campo é a mesma do beach tennis ou futevolei.

Entre os itens fundamentais para a montagem das quadras, há o conjunto de linhas usado na delimitação do espaço, que pode ser reposicionado de acordo com o tipo de partida, simples ou em duplas. Essas fitas, normalmente, são em poliéster e já vêm acompanhadas de 6 fixadores.

O comprimento da rede é de 9,0m e 1,0m de largura. A altura em relação ao nível da quadra é de 1,70m, conforme as determinações dos órgãos oficiais.

nivelamento quadra de beach tennis

A nivelação do terreno

Ainda no momento da preparação do terreno, é imprescindível considerar a contratação de um profissional capacitado ou, se necessário, um engenheiro responsável.

Para que sua quadra fique perfeita é necessário que o terreno esteja totalmente nivelado, além de um bom pedreiro, preferencialmente experiente nessa demanda.

alambrado quadra de beach tennis

Redes de proteção

Na maioria das situações, é muito comum para esses espaços investir em telas de proteção. Ainda que não sejam obrigatórios, evitam a saída constante das bolas, que se perdem.

Esse tipo de serviço depende de muitas variantes. Existem quadras com rede de proteção em todo seu entorno com até 6m de altura. Normalmente, quando construídas em terrenos onde há declives acentuados ou matas ao redor.

Há também, alambrados com 1m de altura, feito quase exclusivamente para delimitar a área da quadra. Ou, até mesmo, por muitas vezes, casos em que não há a necessidade de construí-lo. Isso vai muito de cada situação e interesse do contratante.

iluminação quadra de beach tennis

Iluminação

A iluminação é outro elemento facultativo, cabendo ao responsável refletir sobre sua necessidade. Entretanto, vamos combinar, construir uma quadra de beach tennis sem refletores é beirar o inimaginável, certo?

O recomendável e nós diríamos, o ideal, é utilizar 4 postes de refletores, dois de cada lado da quadra, com uma altura aproximada de 6,5m da areia. Cada poste com 2 refletores de led de 200w, presos no estilo cruzeta, é mais do que suficiente para sua utilização à noite.

Os refletores de LED são os mais usados, pela durabilidade, economia e por fornecerem uma iluminação generalizada da quadra.

Dê um charme especial à sua quadra

Você ainda pode investir no acabamento do entorno da quadra em grama natural, por exemplo. Tenha certeza que esse pequeno detalhe dará outra vida ao seu espaço e muitos elogios dos amigos. Não esqueça de informá-los que a cerveja, pós jogo, é por conta deles!!!!!!

Quadra Beach Tennis

Investimento

Por fim, para que você tenha uma quadra de beach tennis totalmente profissional, estima-se que o investimento esteja entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, embora este não seja um cálculo fixo, já que depende de fatores como a região escolhida, a mão de obra local, o tipo de material (principalmente a qualidade da areia) e os custos facultativos.

Também inconstante, o tempo de finalização da obra que é de, mais ou menos, 20 dias.

Pronto, agora você já sabe que pode ter uma quadra de Beach Tennis e não vai mais precisar se deslocar até a praia. Lembre-se de planejar com cautela e de acompanhar cada passo do processo!

Orçamento para a minha quadra de Beach Tennis

Se você quiser ter uma ideia de quanto vai ficar a construção de sua quadra de Beach Tennis, clique no botão abaixo e preencha o formulário. Retornaremos com os valores o mais breve possível.

Com uma consultoria on line sua quadra sai a preço de custo

Você pode optar, também, em construir a sua quadra por conta própria. Para isso basta contratar nossa consultoria on line, entender todo o processo correto de construção e “colocar a mão na massa”. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

51 comentários em “Construímos quadras de Beach Tennis em todo o Brasil”

  1. BOA NOITE. QUAL COBERTURA PODERIA USAR PARA COBRRIR A QUADRA DE BEACH TENNIS? QUERO JOGAR MESMO NOS DIAS DE CHUVA. MAS NÃO QUERO QUE ESQUENTE NOS DIAS DE SOL.

    1. Obrigado Iridonelia por ter feito contato. Normalmente as coberturas de galpões são feitas com telhas de zinco, material que absorve muito calor. Mas, com certeza, pode ser utilizado outro material para esse fim que não absorva calor. Quem vai poder te orientar melhor nessa demanda são as empresas especializadas em coberturas. Boa sorte!

  2. Boa tarde! Estamos pensando em empreender com uma quadra de beach tennis, e não acho na internet sobre o retorno do investimento, quando daria para faturar por quadra construída em média, teriam ideia para nos ajudar?
    Obrigado.

  3. Bom dia, para fazer uma quadra de beach tennis sobre uma laje de concreto qual a melhor sistema de drenagem? tenho que ter quanto de rebaixo para a drenagem e para a arreia?

    1. Boa tarde André!
      Obrigado pelo contato. O sistema de drenagem em laje pode ser de várias formas. Vai depender de como se encontra o atual. Normalmente, se faz uma adaptação ao sistema existente. Em caso de uma edificação nova, sugiro um rebaixo de 15 cm para o dreno mais 30 cm para a espessura da areia. Deixe uns 10cm da mureta de contenção da areia exposta. Espero ter colaborado.

  4. Tenho um espaço de 450 m2 de – 15 por 30, coberto e gostaria de fazer uma quadra, é necessário dreno do mesmo jeito ? é um antigo galpão de material de constução coberto e murado.

    1. Olá Ana, desculpe a demora no retorno.
      Quadras indoor, com raríssimas exceções, não precisam de sistema de drenagem. E em quase 100% das situações os pisos existentes, mesmo que antigos e danificados, não precisam ser mexidos. Toda a execução da quadra pode ser feita por cima da área. Normalmente a mureta de contenção da areia de jogo tem que ser feita. Espero ter ajudado.
      Abraços!

  5. Bom dia, primeiro parabenizo pelo conteúdo, amigo eu estou para construir uma quadra em casa e tenho uma duvida, no meu casso não é necessário fazer drenagem, moro em Natal e esse terreno é uma área de dunas, minha duvida seria, o que coloco entre o piso e a areia, pois tenho medo de na movimentação dos jogos a areia com o tempo ir misturando com a do piso e assim escurecer um pouco.

    1. Obrigado pelo contato Neto!
      Basta colocar a manta bidin em toda a área do caixote (área de jogo mais recuos) dividindo a areia natural da que você vai colocar para jogo. Dessa forma os dois tipos de areia não serão misturados.

  6. Boa Tarde Marcelo!
    Primeiramente Obrigado por compartilhar conhecimento e tirar as dúvidas.
    O que nao achei aqui é que possuo uma quadra de Lisonda® e a drenagem funciona tudo bem… Posso aplicar a areia direto emcima dela ? Ou tenho que aplicar a manta ?
    Só achei resposta sobre o saibro.
    Obrigado
    Victor

    1. Olá Victor!
      Obrigado por ter escrito para nós. No meu entender o uso da manta bidim é importante para qualquer tipo de piso. Exceto quando o piso é de cimento, cerâmica ou equivalentes. Ainda assim, já tive casos de usar manta nesses tipos de pisos. A manta ela filtra a água e evita que grãos de areia se misture ao dreno. Outra situação que deve se levar em consideração é que a manta nunca vai prejudicar o sistema de drenagem. O máximo que poderá acontecer é a funcionalidade dela ser neutra. Pelo pequeno investimento que requer esse material, aconselho fortemente utilizá-lo antes da areia. Garanto que a possibilidade de ter problemas com o sistema de drenagem é zero. Espero poder ter ajudado.
      Bora pro Play!

  7. Olá, primeiramente obrigada pelas dicas!

    Também estou sondando a entrada para o negocio, e minha pergunta é em relação à cobertura. Vcs também fazem ou tem como me indicar: material, altura e pintura ideal e alguma outra coisa que eu deva saber? quanto em média gastaria para cobrir uma quadra para duplas de BT?

    Grata

    1. Tudo bem Ingrid! Fazemos sim coberturas. Entretanto é necessário termos conhecimento de qual material você pretende construí-la. Uma cobertura no tamanho de 21 X 11m com estrutura de ferro e cobertura de lona, estimo um investimento de R$ 100 mil. A altura mínima deve ser de 8m. A vantagem que vejo nesse modelo de cobertura é que você pode desmontá-lo e levar para outra área. Qualquer outra dúvida fico à disposição. Boa sorte!

  8. Olá Marcelo, estou projetando 03 quadras de Beach Tenis para serem construídas sobre uma quadra de tenis de saibro descoberta. Saberia me informar se preciso fazer um sistema de drenagem para as novas quadras, ou poderia aproveitar a drenagem existente da quadra de tenis e apenas raspar a primeira camada do pó de saibro antes de encher de areia?

    1. Fala Rodrigo!
      Desculpe a demora no retorno. Teoricamente se a drenagem da quadra de tênis atual funciona, bastaria você colocar a manda bidin direto em cima do saibro e, em seguida, a areia. Mas, sabe-se lá como esse sistema de drenagem foi feito e há quanto tempo. No meu humilde conhecimento eu faria um novo sistema de drenagem (espinha de peixe), bem raso, em cima da quadra atual, sem raspar nada. O máximo que pode acontecer é você ficar com dois sistemas de drenagem, o novo e o antigo. Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

  9. Marco Antônio

    Parabéns pelo conteúdo Sr. Marcelo, muito esclarecedor e também pela boa vontade em ajudar as pessoas a tirar as dúvidas.

    Estou construindo 3 quadras de areia em um local que era um campo de futebol society, para as práticas de BT, futevôlei, Vôlei entre outros esportes que poderá ser praticado nelas. Fiz a retirada do gramado e nivelamento. Aproveitei parte da drenagem já existente e fiz uma pequena ampliação.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    1) Posso estar usando uma areia de rio fina peneirada em uma camada de 10 a 15cm ( devido a facilidade e custo aqui na minha região ) e colocar mais 15cm de areia branca especial ( Essa já com valor bem mais elevado devido principalmente ao transporte ). Entre as duas areias pensei estar usando manta bidim para não deixa las misturar. Acredita que ficará confortável para jogar?

    2) Entre essas areias especiais estou em dúvida entre dois tipos. Areia de praia ou areia de quartzo? Qual vc me aconselha a estar utilizando?

    Grato, aguardo resposta

    1. Olá Marco Antônio!
      Obrigado pelo contato e pelo elogio ao nosso trabalho. A manta deve ser colocada entre o solo original e a areia de jogo. Se a areia encontrada na sua região for branquinha, de média pra fina, eu faria as três quadras com essa areia. Caso não se sinta seguro com essa areia, sugiro que misture os dois tipos de areia. No início elas ficarão distintas, entretanto, com o tempo de uso a mistura tende a ficar uniforme. Colocar a manta entre um tipo de areia e outro, nunca. Quanto a segunda questão, pelo humilde conhecimento que tenho, toda areia é de quartzo. A de praia creio que você não irá encontrar. Uma mineradora que explore uma areia de rio lavada, branquinha de fina pra média, vai atender totalmente suas expectativas a um preço bom. A areia especifica para quadras, tratadas, lavadas, etc….. é melhor, sim… Mas só se a mineradora estiver de seu lado. Espero ter ajudado. E boa sorte!

  10. Boa tarde Sr. Marcelo
    Escribo desde Uruguay, moro perto da fronteira com Brasil y estou querendo construir uma cancha de beach tennis
    Minha consulta es sobre la preparacao do solo y los ramais de desgote da agua da lluva.

    Tein fotos, de como fazer izo ?
    Como fica o solo con os ramais y depois com a mebrana geotextil….no entendi esa parte
    Abrazo desde Melo-Uruguay

  11. Sr Marcelo.

    Parabéns pela sua educação e clareza nas respostas.

    Estava aqui pesquisando pois é algo que vem crescendo e aqui estou pensando em me aventurar.

    Se alguém tiver o mesmo interesse estou aqui para uma possível sociedade e contratar os serviços do Sr. Marcelo.

    11 98047-2059

  12. Bom dia!!
    Queremos transformar uma quadra antiga de tennis no nosso condomínio em Beach tennis, porém os moradores das casas mais próximas da quadra estão preocupados com a possibilidade de voar areia para as casas deles, já que o local é alto e venta bastante. Podemos ter mesmo esse tipo de problema? Como costuma-se mitigar?

    1. Olá Heloise!
      Obrigado por ter escrito para gente. Não acredito que a areia se desloque para fora da quadra com o vento. Normalmente a mureta de contenção de areia, que fica no entorno da quadra, faz a proteção para que a mesma não “fuja”. Nesse caso, e para não haver qualquer possibilidade da areia fugir, faça um muro de contenção mais alto. Utilizamos, na maioria das vezes, duas fileiras de bloco de concreto de 0,19m, somando 0,38m de altura. Utilize três ou quatro fileiras de bloco de concreto. Dessa forma o muro ficara mais alto e a possibilidade da areia sair é quase zero, no meu entender. Espero ter respondido sua questão. Ficamos à disposição.
      Abraços!

  13. Rodrigo Martins

    Tenho um espaço suficiente para fazer uma quadra de areia para beach tennis, mas o local é mais baixo que todos os terrenos dos lados. Seria possível fazer a quadra com drenagem adequada, já que não teria local externo para escoar a água?

    1. Olá Rodrigo, como vai?
      Obrigado pelo contato. Sim, com certeza é possível fazer um sistema de drenagem adequado. Entretanto, o ideal é uma avaliação do terreno por um profissional da área para que possa sugerir a melhor alternativa com o melhor custo.
      Boa sorte!
      Abraços!

  14. Michael Andrade

    Olá. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente conteúdo.

    Sou professor de Educação Física e quero migrar para este mercado que vem crescendo a cada dia.

    Possuo um lote de 360m² (30m de fundo e 12 de frente). Sei que o espaço não é dos maiores, mas creio que dá para fazer um quadra bem estruturada. Minha ideia é além de ter o Beach Tênis, ter também: Futvôlei, Vôlei de praia e atividade de funcional. Queria saber se neste espaço é possível construir algo bem legal.

    Sou de Betim, Região metropolitana de BH.

    1. Boa tarde Michael!
      Obrigado pelo contato e pelos elogios. Sim, para uma quadra o espaço disponível atende perfeitamente. Dá para construir uma quadra com as medidas oficiais e, ainda, sobra um razoável espaço para uma estrutura social. Manda ver!!!!!!
      Abraços!

  15. Marcia Cristina Marinho

    Tenho um espaço coberto com 6,00 metros de altura. Queria saber se essa altura é suficiente para uma quadra de beach tennis.
    Aguardo retorno

    1. Olá Márcia, obrigado por ter escrito para nós. Pelo meu entendimento, veja só, pessoal e como jogador de bt, acho o pé direito (6,0m) um pouco baixo. O ideal seria acima de 8m.

      1. Olá Lívia!
        Obrigado por ter feito contato conosco. Sim, 6,50m, no nosso humilde conhecimento, é o suficiente para que a iluminação da quadra seja perfeita. Dois postes em cada lado da quadra, se possível 3 refletores de 200w em cada e, bora pro play!!!!!!

  16. Boa tarde, é colocado algum material entre o solo e a areia em toda a extensão da quadra? Ou após a drenagem já é executada a camada de areia?

  17. Olá! Gostaria de fazer uma quadra dessas no quintal da minha casa, nada profissional, apenas para brincar de vez em quando e distrair um pouco com os amigos. Só que o espaço é pequeno e daria pra fazer com 6 mts de largura e 10 de comprimento. O que acha? Obrigado!

    1. Bom dia Evander!
      Obrigado por ter feito conta conosco. Será um prazer lhe enviar um orçamento para sua avaliação. Para tanto, será necessário que você nos dê algumas informações para que sejamos mais certeiro no valor. Por favor, preencha no link abaixo alguns detalhes sobre a quadra e nos envie. Retornaremos em até 24 hs. Qualquer outra duvida estaremos à disposição.
      http://www.beachtennisbra.com.br/formulario/

  18. jorge suel cury

    Boa tarde pessoal, parabéns pelo belo, caprichado e absolutamente claro, para o entendimento da construção de quadras.
    Meu nome é Jorge Suel Cury, sou tenista e tenho grande interesse em entrar nessa fatia de mercado altamente promissora.
    Já comecei a procurar o terreno ideal para a construção, inicialmente de duas quadras para começar e expandir, à medida que o fluxo aumente, para quatro quadras.
    Gostaria de saber inicialmente, através de suas experiências, se os bairros de Campo Belo, Morumbi e os mais próximos são locais ideais para esse projeto.
    abs

    1. Olá Jorge!
      Obrigado por ter escrito para nós e pelos elogios. Seu texto só nos dá mais vontade e força para fazer melhor a cada dia. Muito obrigado mesmo.
      Quanto a sua pergunta, infelizmente, não temos como ajudar visto que não somos de São Paulo e não conhecemos a região pretendida. O que sabemos é que a expansão do Beach Tennis em todo o Brasil e em especial São Paulo, tem crescido de forma alucinante. Recebemos pedidos de orçamentos para a construção de quadras de centenas de bairros de São Paulo, inclusive do Morumbi. Vamos torcer para que outro leitor do artigo conheça a região e possa compartilhar sua opinião sobre sua questão. No mais ficamos à disposição. Grande abraço e vamos pro Play!!!

      1. Boa noite Marcelo , estou procurando quadras para fazer aula justamente na região de campo belo , Moema , Brooklin, mas não tem quase quadra coberta nesta região e as abertas não tem horários , principalmente a noite . Se vc realmente for montar me avisa .

        1. Olá Elaine!
          Uma pena, também achamos que deveria ter mais opções de points, principalmente com quadras cobertas. Fica aí o alerta para os empresários que querem ampliar seus points ou lançarem novos complexos. Vamos pro play!

    2. Olá Jorge. Eu também tenho interesse em ingressar nesse mercado e eu já tenho o terreno em vista no bairoo do Campo Belo, SP. Caso queira, entre em contato para falarmos melhor. At.te. Julia

    3. Natanael Negreiros Rodrigues

      Boa noite. Parabéns pelo conteúdo.
      Eu tenho um terreno 16.5m de frente por 30 m de profundidade. Fica na esquina. Tinha pensado em fazer duas quadras uma do lado da outra deixando um espaço de 0.5 metro entre elas. Ou seja, um lado de cada quadra ficaria sem recuo nenhum. (8 m da Quadra 1 + 0.5m + 8m da Quadra 2 = 16.5 da largura do terreno). E ficaria um recuo de meio metro comum as duas quadras que seria o espaço do meio. Para recuo de fundo teria espaço suficiente, sobrando ainda 9 metros para construção social. Acha que dessa forma compromete? O espaço é muito grande pra fazer uma quadra só, mas talvez pequeno para fazer duas. Desde já agradeço.

      1. Olá Natanael, obrigado por ter escrito para nós.
        Infelizmente a largura da área que você dispõe não comporta duas quadras com a área recomendada para o beach tennis. No mínimo, isso já bem fora dos padrões oficiais, você teria que ter 0,5m de recuo em cada lateral da quadra. Pensou na possibilidade de fazer uma quadra de dupla e a outra de simples? Nesse caso você teria espaço de sobra. Espero ter colaborado com sua questão.

  19. É possível converter uma quadra poliesportiva, com medidas totais de 30m x 18m em 3 quadras de beach tennis paralelas?

    – Os recuos de fundo teriam apenas 1m cada, os recuos laterais e entre quadras teriam 1,5m cada. São suficientes (ainda que não oficiais)?
    – O piso atual terá que ser destruído/abaixado?
    – Qual a faixa estimada de custo?
    Obrigado!

    1. Olá Lucas, obrigado por ter escrito para nós. Com a nossa humilde experiência na área, vamos responder suas dúvidas:
      É possível converter uma quadra poliesportiva, com medidas totais de 30m x 18m em 3 quadras de beach tennis paralelas?
      Sim, é possível. Entretanto o comprimento ideal de área seria 20m e você só tem 18m, ou seja, ficaria apenas 1,0m de lazeira (o ideal seria 2m). Mas posso afirmar que 18m não comprometeria o jogo. Nas laterais você tem espaço de sobra. Manda bala!
      – Os recuos de fundo teriam apenas 1m cada, os recuos laterais e entre quadras teriam 1,5m cada. São suficientes (ainda que não oficiais)?
      Respondido acima
      – O piso atual terá que ser destruído/abaixado?
      Não necessariamente. Você pode optar por fazer a quadra acima do piso de tal forma que ela fique um pouco elevada (25/30cm) do nível da área. Lembrando que no piso atual teria que ser implementado o sistema de drenagem com abertura de valas. Pode optar, também, por retirar a quadra. Das duas formas as quadras ficarão top.
      – Qual a faixa estimada de custo?
      Essa é a pergunta mais difícil, pois, para um orçamento certeiro precisaríamos de mais detalhes. Mas de qualquer forma vou responder: reserve de R$ 150 a R$ 180 mil para que as quadras fiquem realmente profissionais.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço e vamos pro Play!

  20. Boa tarde, consigo fazer uma quadra em um terreno 10x30x30x12 nesse caso tem 10 metros de frente 30 metros de comprimento e 12 metros no fundo é um terreno de esquina, obrigado

    1. Boa tarde Ronaldo!
      Obrigado por ter escrito para nós. Sim, é perfeitamente viável a construção de uma quadra de Beach Tennis na área informada. Pense em iniciá-la o mais próximo possível dos fundos do terreno (12m) de largura. A quadra irá ficar com as medidas profissionais. Fique tranquilo!

      1. Excelente información!! Felicitaciones por el bien servicio.
        soy arquitecta y tengo un encargo de construir una cancha para un cliente. Podrías ayudarme con el sistema constructivo del drenaje mencionado en el video? que tamaño requiere de excavación?, que porcentaje de pendiente? con que material se rellenan las fozas de drenaje? seria con gravas trituradas utilizadas en concreto? o alguno otro material en especial? encima de la fozas de drenaje, como van colocadas las arenas? con el tiempo, esto no se van hundiendo la arena en las fozas de drenaje?. Podrías compartir conmigo algunas fotos del proceso constructivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias