<< BLOG

Conheça os principais nomes do Beach Tennis no Brasil e no mundo

24/06/2021
Ranking Mundial de Beach Tennis

Para quem não sabe, alguns brasileiros se destacam no Ranking Mundial de Beach Tennis. Apesar de sua origem em Ravena, província ao norte da Itália, o Beach Tennis rapidamente se populariza ao redor do mundo, especialmente nos países famosos por suas cidades litorâneas.
Porém, ainda que permaneçam entre os melhores do mundo, já não é uma realidade a hegemonia dos italianos no esporte.
Quem tem conquistado cada vez mais espaço nos circuitos mundiais são os brasileiros, que marcam presença nos principais rankings da modalidade, tanto no feminino como no masculino.
Caso você se considere um entusiasta do esporte, que precisa de um pouco mais de inspiração, confira no decorrer deste artigo alguns dos nomes mais importantes do Beach Tennis pelo mundo.

Tem brasileira no topo do ranking mundial

Rafaella Miiller é o nome da catarinense que encabeça o ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), órgão que regulamenta o esporte em nível mundial.
A tenista é a primeira colocada desde 2019, ano em que foi campeã do Mundial de Beach Tennis, na Itália, junto da alemã Maraike Biglmaier, contra as italianas Giulia Gasparri e Sofia Cimatti, que aparecem na segunda e quarta colocações do mesmo ranking.
Rafaella também conquistou o título panamericano em 2020, contra as também brasileiras Flávia Muniz e Marcela Vita, junto da carioca Joana Cortez, a nona colocada em nível mundial.
Rafaella e Joana já haviam conquistado o título panamericano nas duplas em 2019, 2018, 2017 e 2016.
Joana Cortez já é um nome reconhecido entre os fãs do tênis de quadra, esporte que lhe rendeu duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1999 e 2003, além do bronze na edição do Rio de Janeiro, em 2007.
No mesmo ano a atleta decide encerrar a carreira nas quadras e dar aulas de tênis para crianças, também no Rio. Em 2008, porém, passa a se dedicar ao Beach Tennis, chegando à primeira colocação do ranking mundial em 2013 e em 2014.

No masculino, o domínio é italiano

Alessandro Calbucci e Michele Cappeletti são o primeiro e segundo colocados do ranking organizado pela ITF, ambos da Itália.
A dupla venceu, em 2019, o Campeonato Mundial de Beach Tennis contra o russo Nikita Burmakin, terceiro do mundo, e o também italiano Tommaso Giovannini, quinto do mundo.
Das dez primeiras posições, cinco atletas são italianos: Calbucci no primeiro lugar, Cappeletti no segundo e Giovannini no quinto, além de Marco Garavini (8º) e Luca Cramarossa (9º).
Entre eles destaca-se Calbucci, que coleciona títulos mundiais desde 2011, com Luca Meliconi. Desde então, venceu outras três edições: 2013, 2014 e 2019. É, por fim, tricampeão do Campeonato Europeu de Beach Tennis (2011, 2013 e 2014).
Apesar da superioridade dos italianos no masculino, o Brasil também conta com dois representantes na lista da ITF, o brusquense André Baran e o carioca Vinicius Font, na sexta e na sétima posições.

Em 2019, a dupla saiu vitoriosa do Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis, contra os também brasileiros Thales Santos e Marcus Ferreira.

Também deu Brasil na disputa mista

Para além das modalidades simples ou em dupla, há também a disputa mista no Beach Tennis, que atinge seu ápice no Campeonato Mundial por Equipes.
Países competem uns contra os outros em times mistos compostos por três mulheres e três homens. Há partidas jogadas por duplas femininas, duplas masculinas e duplas mistas.
Em 2019, na Rússia, o time brasileiro saiu vitorioso na disputa final contra os donos da casa. A equipe da Itália assegurou o terceiro lugar em disputa contra os alemães.
Foram duas vitórias nas duplas feminina e masculina e uma derrota nas duplas mistas. A equipe brasileira contou com Rafaella Miiller, Joana Cortez, André Baran, Vinicius Font, Marcela Vita e Thales Santos.
Tricampeão, o Brasil já havia levado o troféu para casa nas edições de 2013 e 2018. Font, que compôs a dupla masculina com André Baran, esteve presente nas três vitórias.
Invicta, a equipe italiana defendeu seu título na modalidade júnior. A final contra o time brasileiro terminou em 2-0 a favor dos italianos.

Pronto, agora você já conhece os nomes mais expressivos do Beach Tennis mundial e algumas de suas grandes conquistas, sabe também que o Brasil se mantém como uma das maiores potências dos esportes de areia. Tá esperando o quê para começar a praticar?

OUTROS POSTS

09/11/2023 Compartilhe

Track & Field Experience Beach Tennis busca mostrar os segredos e benefícios da modalidade

Leia mais
13/10/2021 Compartilhe

Após tetracampeonato, Beach Tennis vive momento especial e movimenta Brasília até domingo (17)

Leia mais
02/11/2021 Compartilhe

São Paulo volta a conquistar a Copa das Federações de Beach Tennis

Leia mais