Blog

Partida de Beach Tennis como treino muscular e aeróbico: 7 dicas para começar

Beach Tennis Muscular

Uma boa partida de Beach Tennis serve para colocar o corpo e a cabeça em dia, assim como a prática de qualquer outro treino muscular e aeróbico.

Um novo ano se inicia e é comum as pessoas elencarem metas para o ciclo que está começando. Trocar de carro, comprar um apartamento e mudar de emprego são desejos comuns entre a maioria, porém, um deles se sobressai e está em quase todas as listas: começar a fazer exercícios físicos ou tornar a prática regular em busca de uma vida mais saudável.

De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o Beach Tennis, apesar de ser um esporte relativamente novo (criado em 1987, na Itália), já é praticado, atualmente, por mais de meio milhão de pessoas divididas nos seis continentes. Talvez ele seja uma boa alternativa para você.

Além de ser um esporte fácil para ser aprendido, os benefícios desta modalidade são muitos, principalmente como treino muscular e aeróbico, como veremos a seguir. Continue com a gente e boa leitura!

1. Prefira as partidas de Beach Tennis na areia

Perder peso também é um desejo de muitas pessoas neste novo ano que se inicia. E para que a redução de peso apareça na balança, é preciso gerar déficit calórico, ou seja, o indivíduo precisa ingerir menos calorias do que consome ou tem que gastar mais do ingere.

Neste quesito, a partida de Beach Tennis se mostra como uma aliada para quem deseja perder peso. Devido à movimentação intensa, estima-se que uma partida de beach tennis  proporciona a perda de até 600 calorias.

E, quando o Beach Tennis é praticado na areia, o solo irregular e mais pesado faz com que o atleta se esforce mais e perca ainda mais calorias. Portanto, sempre que possível, opte por praticar a modalidade em quadras de areia ao invés de superfícies lisas.

2. Utilize a raquete adequada na sua partida de Beach Tennis

Você sabe qual a raquete ideal para uma boa partida de Beach Tennis? Essa é uma questão muito importante, pois além de influenciar diretamente no estilo de jogo, ela impactará na saúde dos músculos dos braços do jogador.

Uma raquete mais pesada, por exemplo, pode aumentar a potência dos golpes. Já as raquetes mais leves exigem mais força do braço para causar este efeito. Para os iniciantes e para aqueles que não estão acostumados com a prática constante de exercícios físicos, o indicado é consultar um profissional para que ele indique a melhor raquete a ser utilizada.

3. Evite enterrar os pés na areia ou pode se arrepender

Esta é uma dica muito importante para obter um bom desempenho aeróbico e muscular durante a sua partida de Beach Tennis. Ao assistir um jogo amador, perceba como os jogadores ficam em quadra. Você vai perceber que muitos deles ficam parados com os pés fincados na areia.

Esta é uma prática errada e que vai prejudicar tanto o seu desempenho durante a partida quanto a sua atividade aeróbica e muscular. O Beach Tennis é um esporte de movimento e aprender a se locomover na areia é um princípio básico.

Se você ficar com os pés enterrados na areia, isso irá atrasar a sua locomoção e fará com que você utilize muito mais força do que o necessário para se movimentar. Por isso, fique sempre se movendo através de pequenos saltos na ponta dos pés. Além de gerar mais gasto calórico, também evitará possíveis lesões causadas por arrancadas bruscas.

4. Utilize tênis e roupas indicados quando for jogar Beach Tennis

Utilize sempre tênis e roupas adequados para praticar Beach Tennis. Essa dica pode parecer óbvia para muitos, enquanto outros não entendem a razão. Ao utilizar roupas leves você vai se cansar menos, vai poder jogar por mais tempo e assim gastar mais calorias.

Ao utilizar um tênis leve e com indicação para a areia, os seus movimentos serão mais certeiros e firmes e você evitará possíveis lesões, além de trabalhar melhor os seus membros inferiores durante os movimentos.

Para cada situação existe uma vestimenta adequada e para jogar Beach Tennis não é diferente. Utilize roupas leves (bermudas, shorts e camisetas) e com proteção contra os raios ultravioletas. Nos pés, opte por tênis leves e confortáveis.

5. Convide seus amigos para uma boa partida de Beach Tennis

O Beach Tennis é um exercício físico completo para colocar  a mente e o corpo em dia: ele promove o gasto calórico, o desenvolvimento muscular, a melhora no funcionamento dos sistemas respiratório e cardiovascular, o alívio do estresse e a melhora da coordenação motora e do desenvolvimento ósseo.

Para que a atividade seja ainda mais prazerosa, a nossa dica é convidar familiares e amigos para praticar junto com você. Desta forma, você não verá o tempo passar e estará perdendo mais calorias e promovendo reforço muscular a cada minuto que passa. Além disso, essa também é uma forma de incentivar as pessoas que você gosta a realizarem um treino completo.

6. Tome bastante água e mantenha uma alimentação saudável

O Beach Tennis é um esporte de alta intensidade, por isso é essencial que os adeptos tomem bastante água e mantenham uma alimentação saudável para usufruir bem das partidas, aproveitar ao máximo os benefícios da modalidade e evitar lesões.

Hidrate-se antes, durante e depois da atividade. Evite alimentos pesados e gordurosos antes dos jogos. Prefira uma alimentação mais leve, com frutas, legumes, verduras e proteínas.

7. Fique atento aos sinais do seu corpo

O número de praticantes de Beach Tennis subiu na pandemia. De acordo com a Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT), o número de atletas cadastrados mais do que dobrou, atingindo a marca de 5.500 pessoas no país.

Apesar de ser um esporte fácil de ser aprendido e bom para ser praticado enquanto mantemos o distanciamento social, para aproveitar ao máximo o treino muscular e aeróbico que o Beach Tennis proporciona, lembre-se de ficar atento aos sinais do seu corpo.

Caso apresente cansaço excessivo e tenha dificuldade para falar, é melhor parar por alguns minutos, pois a atividade pode estar sendo demais para o seu corpo.

Faça do Beach Tennis seu aliado pela saúde

O Beach Tennis é um ótimo treino muscular e aeróbico. Para potencializar os resultados e aproveitar ainda mais o que esta modalidade tem a oferecer, siga as dicas exclusivas que o Beach Tennis BRA elencou para você.

Se você pretende começar a praticar Beach Tennis ou se já se aventura pelas quadras de areia por aí, confira nosso post sobre cuidados com a saúde durante a prática e aproveite o melhor desta atividade. Até a próxima!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias