Blog

Acessórios para quadra de beach tennis, o que não pode faltar

Acessórios beach tennis

O Beach Tennis se tornou uma das modalidades preferidas do verão. Basta uma espiadinha nas redes sociais para ver que as quadras de Beach Tennis estão com as agendas cheias nos fins de tarde e finais de semana.

Recentemente, na primeira quinzena de fevereiro, um evento realizado no litoral norte gaúcho reafirmou a preferência pelo esporte: 729 atletas participaram dos três dias do 6º Atlântida Open Beach Tennis. No total, 33 quadras foram montadas para receber as partidas.

Nas disputas profissionais, as quadras de Beach Tennis precisam seguir as normas da Federação Internacional de Tênis (ITF). Já nas amadoras, seguir as regras é opcional. Contudo, fazer isso é interessante para que os atletas aprendam o esporte corretamente, principalmente no que diz respeito às medidas da quadra e posição dos acessórios.

Se você pensa em construir ou alugar uma quadra de Beach Tennis, leia este artigo até o final para conhecer os acessórios que não podem faltar. Continue conosco e boa leitura!

Sem rede, a quadra não é de Beach Tennis

Já pensou em jogar Beach Tennis em uma quadra sem rede? Assim como no tênis convencional e no voleibol, isso não é possível. A rede serve para delimitar o centro da quadra de Beach Tennis e a bola precisa ser golpeada por cima dela para chegar ao campo adversário.

É comum encontrar no mercado redes com pequenas variações de medida. A grande maioria possui 9m de comprimento para que, após instalada, sobre 50cm em cada um dos lados.

A largura oficial da rede é de 1m, contudo é possível encontrar similares de até 70cm. Essas redes são menores, mais leves e fáceis de instalar.

Conforme a ITF, a fita superior da rede deve estar a 1,70m do nível da quadra. Com as facilidades proporcionadas pela internet, atualmente é possível encontrar online redes de diversos materiais e com preços variados.

Postes

Os postes também são acessórios essenciais em uma quadra de Beach Tennis. Para quadras ao ar livre (a grande maioria), o indicado são os postes de aço galvanizado, pois eles são mais resistentes à ação do tempo. Ainda, é importante que eles tenham regulagem de altura para ficar mais fácil, caso os atletas queiram baixar ou subir a rede.

Hoje em dia, muitas pessoas apostam na compra de postes móveis, pois eles podem ser transportados no porta-malas e, além disso, podem ser utilizados em mais de um espaço.

Digamos que você tenha uma viagem com os amigos para o litoral marcada para o próximo final de semana. Não seria interessante poder montar a sua própria quadra de Beach Tennis à beira-mar? Os postes móveis servem para isso.

Linhas da quadra de Beach Tennis

É possível encontrar no mercado kits de linhas dos mais diversos tipos e marcas para demarcar a quadra de Beach Tennis. É importante estar atento para a composição dos kits: eles precisam conter quatro faixas (duas para as linhas de fundo e duas para as laterais) e, no mínimo, 6 pinos para fixação na areia.

O processo de montagem das linhas é bastante simples, já que os locais onde vão os pinos de fixação geralmente estão indicados. Opte por comprar linhas de demarcação em tons escuros (preto ou azul marinho, por exemplo) para realçar na areia.

Na hora de fazer a marcação, não esqueça das medidas: o retângulo deve ter 16m de comprimento por 4,5m de largura (para partidas simples) ou 8m de largura (para duplas).

Rodo nivelador

O rolo nivelador é um acessório importante para ter nas quadras de Beach Tennis. É claro que ele não é indispensável, assim como a rede, os postes e as linhas, mas a sua utilização faz toda a diferença.

Com o uso do rolo nivelador, é possível tirar as ondulações da quadra antes de cada jogo ou durante os intervalos. Ao adquiri-lo, opte pelos que são feitos de aço galvanizado para evitar a ferrugem.

Alambrados e telas de proteção

Construir um alambrado ou fixar telas de proteção ao redor da quadra de Beach Tennis pode ser bastante útil. Eles não são itens obrigatórios, porém vale a pena considerar a sua colocação para evitar que as bolas sejam jogadas para longe e até mesmo se percam.

Acessórios fixos ou móveis

Se você possui uma quadra de Beach Tennis ou está pensando em construí-la, é interessante que você adquira acessórios fixos. Compre postes, rede e linhas de materiais resistentes para que eles possam aplacar a ação do tempo. Assim, a quadra estará sempre pronta para o jogo iniciar.

Entretanto, para você que vai jogar Beach Tennis na beira da praia ou em espaços diferentes com frequência, o ideal é comprar acessórios móveis para que possam ser levados com facilidade de um local para outro.

Bola e raquete na mão: é hora de ir para o jogo

Agora que você já conhece os acessórios que não podem faltar em uma quadra de Beach Tennis, é hora de saber quais são os equipamentos necessários para a prática. Você vai se surpreender, mas os acessórios individuais vão além da raquete e da bolinha. Até a próxima!

Foto Divulgação Marcello Zambrana

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias