Blog

Beach Tennis em 2022 – como se preparar para entrar na brincadeira

beach tennis em 2022

Quer jogar Beach Tennis em 2022? Manter-se saudável física e mentalmente nos últimos anos se tornou um grande desafio para a população de todas as partes do mundo. Depois da chegada da pandemia de coronavírus e com a necessidade do isolamento social para conter a disseminação do vírus, as pessoas se viram presas em casa e, na grande maioria, sem contato com outro ser humano.

De acordo com especialistas da área da saúde mental, a falta de espaços seguros para a realização de exercícios físicos também acentuou os sentimentos de solidão entre as pessoas.

Neste cenário, a prática de Beach Tennis, esporte que chegou ao Brasil há mais de 13 anos, surge como uma modalidade que vem sendo escolhida por muitos. Estima-se que atualmente existam cerca de 200 mil praticantes amadores de Beach Tennis no país, sendo que a grande maioria descobriu o esporte e começou a praticá-lo durante a pandemia.

Por ser um exercício de alta intensidade, o Beach Tennis proporciona o gasto de energia e também a perda de peso. Seu grande diferencial é que ele pode ser praticado em quadras ao ar livre e é uma forma de reunir amigos e familiares sem a necessidade do contato físico.

Estamos há poucos dias do novo ano. Já fez a sua lista de conquistas que deseja alcançar neste novo ciclo que se inicia? Que tal convidar os amigos e iniciar a prática de Beach Tennis em 2022? Neste artigo, apresentamos algumas dicas simples para que você possa se preparar para entrar na brincadeira. Continue com a gente e boa leitura!

Entenda como se joga Beach Tennis

O primeiro passo para se preparar para iniciar a prática de Beach Tennis é conhecer e entender como funciona esta modalidade. Podemos dizer que é uma mistura entre badminton e tênis, sendo a bola mais lenta e os movimentos mais específicos do que neste último.

O objetivo do Beach Tennis é passar a bola por cima da rede e derrubá-la no campo adversário. Diferentemente do tênis, a bola não pode quicar no seu campo, pois aí quem marca ponto é o adversário.

Como a bola não quica, os movimentos precisam ser rápidos e a agilidade dos jogadores é imprescindível.

Convide toda a família para jogar Beach Tennis em 2022

Se você está pensando em iniciar a prática de Beach Tennis em 2022, é bom já começar a convidar os parceiros. A menos que você já tenha uma equipe pronta, você precisará de companhia para praticá-lo. O jogo pode ser de duas maneiras diferentes: um contra um em uma na quadra simples ou dois contra dois na quadra de duplas (as duplas podem ser mistas).

O bom do Beach Tennis é que não é necessário experiência para praticá-lo e ele é um esporte acessível para todas as idades.

Coloque seu corpo em movimento, jogando Beach Tennis em 2022

Se você está há algum tempo sem praticar nenhum exercício físico, o ideal é que você inicie aos poucos e com algumas outras atividades antes de ir direto para a quadra de Beach Tennis. Isso irá ajudar a aumentar a sua resistência física e também irá melhorar o seu desempenho.

Por ser um esporte de alta intensidade, o Beach Tennis exige bastante dos jogadores. As trocas de bola são rápidas e, por isso, os movimentos também precisam ser rápidos.

Faça caminhadas e inicie uma aula de musculação. Isso irá ajudar a adquirir resistência física para as partidas e também evitará o surgimento de lesões, principalmente nos membros superiores, no abdômen e nas costas.

É importante ressaltar que o Beach Tennis não exige a prática de um exercício físico prévio, mas isso pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho e aproveitar mais as partidas.

Use roupas e equipamentos adequados e não esqueça do protetor solar

Ao se interessar pela prática de qualquer exercício físico, é importante que você se prepare com as roupas e equipamentos adequados. Assim como não é indicado praticar ciclismo de calça jeans e sapatos de salto, para jogar Beach Tennis também existe uma vestimenta adequada.

Opte por roupas leves (top, regata ou camiseta e shorts). Dê preferência para vestimentas que já possuam filtro de proteção solar no tecido, principalmente se você for praticar Beach Tennis em quadras ao ar livre e sem cobertura.

Além das roupas adequadas, o tênis também tem um papel fundamental, pois é ele que sustentará o seu corpo durante as partidas. Compre um modelo que seja confortável para o tipo de quadra onde você irá jogar e prefira os modelos leves.

Separe um boné ou viseira e também um óculos de sol com proteção solar. E, é claro, não esqueça do protetor solar. Ele previne queimaduras, insolação e o aparecimento de câncer de pele no futuro.

Alugue o seu equipamento

O indicado para quem vai iniciar a prática de Beach Tennis é, em um primeiro momento, alugar uma raquete. Você pode não gostar da atividade e, neste caso, terá feito um investimento em vão.

Após os primeiros jogos você já conseguirá perceber se gostou ou não da modalidade. Em caso positivo, compre o seu próprio equipamento. Invista em uma boa raquete, feita com um material de qualidade e que seja leve.

Procure o auxílio de um profissional

Ter o auxílio de um profissional pode ser de grande valia para você que está pensando em iniciar a prática de Beach Tennis. Não somente para entender a dinâmica do jogo, mas o profissional irá lhe ajudar a praticar da melhor forma sem risco de lesões.

Além de ajudar você, o profissional poderá dar orientações coletivas para toda a sua equipe. As dicas podem ir além das regras do jogo e abranger formas de adquirir resistência e fortalecer os músculos.

Durma 8 horas por dia

Uma boa noite de sono é de fundamental importância não apenas para a prática de algum exercício físico, mas também para manter uma vida saudável.

Muitas pessoas não sabem, mas durante o sono o nosso organismo realiza funções reparadoras essenciais: crescimento muscular, síntese de proteínas e reparo dos tecidos.

Com o surgimento e a continuidade da pandemia de coronavírus, a ansiedade tomou conta da vida de muitas pessoas e o sono, ora tranquilo, nunca mais foi o mesmo. Quando não dormimos bem, o nosso corpo não consegue se restaurar e isso reflete no cansaço que sentimos no dia seguinte.

As noites mal dormidas acabam trazendo desconfortos graves para a vida das pessoas, incluindo episódios de desânimo e depressão.

O indicado por especialistas para uma rotina saudável é uma média de 8 horas de sono por noite, sem interrupções. Esse número pode variar dependendo da idade e de características individuais de cada um.

Portanto, se você está se preparando para jogar Beach Tennis em 2022, avalie como estão as suas noites de sono e como você acorda no dia seguinte. Sem um sono reparador, você não conseguirá ser constante na prática desta modalidade.

Acostume-se a tomar água

É comum muitas pessoas tomarem água apenas ao sentir sede. Além de errado, conforme especialistas, isso faz com que o seu corpo não trabalhe como deveria. A maior parte do nosso corpo é formado por água e, por isso, ele necessita do líquido para manter-se hidratado e desempenhar as suas funções.

Ao iniciar a prática de um exercício físico, você irá se desidratar ainda mais por causa do suor. Por isso, habitue-se a tomar água constantemente. Isso fará com que seus rins fiquem menos sobrecarregados e seu corpo trabalhe melhor.

Alimente-se de forma saudável

Alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios físicos devem ser feitos paralelamente. Ao se alimentar melhor, o seu corpo irá trabalhar melhor e você terá mais disposição para permanecer em quadra.

Algumas dicas importantes para você ir, aos poucos, adequando a sua alimentação para ter mais sucesso em sua prática de Beach Tennis:

  • Coma devagar;
  • Prefira alimentos integrais;
  • Reduza o açúcar e as gorduras;
  • Opte por alimentos orgânicos;
  • Faça lanches saudáveis;
  • Consuma frutas todos os dias;
  • Inclua legumes e verduras em suas refeições diárias.

Essas são algumas das indicações feitas por nutricionistas para que você possa ter uma vida mais saudável. Se possível, consulte com um nutricionista ou nutrólogo para que ele possa adequar a sua dieta conforme as suas necessidades.

Assista a partidas e informe-se sobre a modalidade

Para você que está pensando em iniciar a prática de Beach Tennis em 2022, uma boa dica é assistir a algumas partidas e conseguir toda a informação que puder sobre a modalidade.

Se você não puder assistir a partidas presencialmente, busque vídeos online para conhecer melhor o ritmo de jogo.

Navegue aqui pelo site Beach Tennis BRA e aproveite todo o conteúdo que é disponibilizado regularmente para conhecer melhor a modalidade: aqui você encontra informações técnicas, como e onde jogar Beach Tennis, calendário de torneios, rankings nacionais e mundiais, entrevistas com jogadores, parcerias com federações e grupos da modalidade, associação de membros, loja de produtos e dicas para se tornar um atleta profissional.

E então, pronto para colocar o seu corpo em movimento e iniciar a prática do Beach Tennis em 2022?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias