Blog

Quadra de Beach Tennis coberta ou aberta? Veja os prós e os contras.

quadra coberta

No início da prática, o Beach Tennis era disputado quase que exclusivamente em quadras abertas, sendo a beira da praia um dos locais mais procurados para os jogos.

Com o passar do tempo, o esporte ficou mais conhecido e as quadras de Beach Tennis começaram a ser construídas em cidades sem praia.

Construir uma quadra de Beach Tennis de qualidade, atualmente, demanda um investimento considerável: é preciso ter ou alugar um terreno, construir um sistema de drenagem adequado, adquirir areia e comprar acessórios, como rede, postes e linhas.

No caso das quadras de Beach Tennis cobertas, o investimento é ainda maior, pois além do que já foi citado, é necessário a construção de paredes, telhado, portas e piso.

Neste artigo, vamos conhecer as principais diferenças entre as quadras de Beach Tennis cobertas e abertas para que você saiba qual opção melhor encaixa nas suas necessidades. Continue conosco e boa leitura!

Dá para jogar Beach Tennis fora da praia?

Esta dúvida é comum para pessoas que não conhecem ou não têm muita intimidade com este esporte: é possível jogar Beach Tennis fora da praia? A resposta é sim! Você pode jogar Beach Tennis onde quiser e se sentir mais à vontade.

Muitos atletas preferem reunir os amigos na beira da praia para uma partida de Beach Tennis. Outros, entretanto, optam por serem sócios de clubes que possuam estrutura para a modalidade.

Contudo, é preciso estar atento a alguns componentes que não podem faltar em uma quadra adequada de Beach Tennis:

  • Estrutura de qualidade e com segurança;
  • Rede específica para Beach Tennis;
  • Quadra com as medidas corretas;
  • Piso ou areia adequados.

Quadra de Beach Tennis coberta

Por ser um ambiente interno, na quadra coberta você não precisará se preocupar com as variações do clima. Faça chuva ou faça sol, esteja frio ou muito calor, a disputa de Beach Tennis está garantida.

Além disso, a quadra de Beach Tennis coberta traz uma maior sensação de segurança aos praticantes e também para os que gostam de acompanhar os jogos.

Alguns atletas, inclusive, relatam que conseguem se concentrar melhor em um ambiente fechado do que em quadras abertas onde o fluxo de pedestres e veículos na rua é intenso.

O que pode acabar se tornando uma desvantagem da quadra de Beach Tennis coberta é que ela se torna mais cara para ser construída, pois serão necessários outros elementos que não existem nas quadras abertas.

Em contrapartida, se você é proprietário de uma quadra de Beach Tennis coberta, você pode alugá-la por horários e garantir uma boa renda extra, até mesmo no inverno.

Quadra de Beach Tennis aberta

De acordo com a Revista ISTOÉ, existem em São Paulo cerca de 700 quadras de Beach Tennis, sendo 250 localizadas na capital paulista. O número pode parecer alto, mas é apenas reflexo desta prática que se tornou um fenômeno entre os esportistas de todo o mundo.

A grande vantagem da quadra de Beach Tennis aberta é que ela pode ser construída em qualquer lugar: condomínios, pátio de escolas, arenas, clubes e parques.

Você também pode marcar com os amigos na beira da praia e montar ali a sua própria quadra de Beach Tennis – atualmente, é possível comprar postes móveis, linhas e redes para levar onde você desejar.

O maior problema da quadra de Beach Tennis aberta é que ela está à mercê das variações climáticas. Em casos de chuvas, frio ou vento intenso, o jogo precisa ser cancelado.

Qual a melhor opção: quadra de Beach Tennis coberta ou aberta?

Escolher entre uma quadra de Beach Tennis coberta ou aberta envolve o gosto pessoal de cada um.

Se você mora em uma cidade sem praia e onde o clima varia muito em um único dia, a melhor opção é a quadra coberta.

Em contrapartida, se você mora em uma cidade litorânea e com poucas variações climáticas, talvez a quadra aberta possa ser a melhor escolha.

Se você quer um lugar para treinar e se tornar um atleta da modalidade – conforme a Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBT), o número de atletas cadastrados já chegou a 5.500 e não para de crescer – talvez a melhor opção para o seu caso seja uma quadra coberta.

Na dúvida, faça um teste

É normal ter dúvidas sobre em qual quadra você jogaria melhor, na coberta ou na aberta. Por mais incrível que pareça, o seu rendimento pode mudar de uma para outra.

Para saber qual a melhor opção para a sua rotina de treinos, faça alguns testes. Visite ambas as quadras e pratique nelas por algum tempo. Assim é muito mais fácil chegar a uma definição.

Nos encontramos na quadra!

O Beach Tennis é um esporte que promove a saúde física e mental. Agora que você já conhece as diferenças entre a quadra de Beach Tennis coberta e aberta, fique por dentro dos cuidados que você precisa ter com a saúde ao praticar esta modalidade. Nos encontramos na quadra!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

2 comentários em “Quadra de Beach Tennis coberta ou aberta? Veja os prós e os contras.”

  1. Jose Renaldi Brito

    Posso usar sombrite para cobrir minha quadra (já em funcionamento) de beach tennis? Qual a altura dessa cobertura? Agradeço pela resposta.

    1. Bom dia José! Obrigado por ter escrito para nós. Não vejo nenhum problema você usar a sombrite para cobrir a quadra. Imagino que esteja falando daquela lona, normalmente branca, usadas em eventos casuais. O que a gente aconselha em termos de pé direito é não utilizar menos do que 8,0m de altura. Espero ter respondido sua dúvida. Fico à disposição.
      Sds

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias