Blog

Quadra de beach tennis para simples e duplas, qual o tamanho de cada uma?

Tamanho Quadra Beach Tennis

Verão, sol, calor e muita areia. Não é à toa que o Brasil se tornou a segunda maior potência mundial do Beach Tennis, estando atrás apenas do país criador do esporte, a Itália. O clima agradável, os finais de tarde mais longos e as muitas cidades litorâneas tornam o país um verdadeiro paraíso para os amantes da modalidade.

Mas não é necessário morar em uma cidade com praia para ser adepto do esporte. Atualmente, todas as cidades (ou quase todas) possuem quadras de Beach Tennis para incentivar a prática.

E falando em quadras de Beach Tennis, você sabia que elas possuem tamanhos diferentes para jogos simples e em duplas? Neste artigo, vamos conhecer as diferenças de tamanho entre as quadras e algumas outras curiosidades. Boa leitura!

Beach Tennis: a sensação do verão

O Beach Tennis é uma modalidade que mistura regras do vôlei de praia e do tênis e, assim como este último, deve obedecer às regras da Federação Internacional de Tênis (ITF).

O objetivo das partidas de Beach Tennis é devolver a bola recebida para o campo adversário sem que ela toque no chão. A bola utilizada é a mesma dos jogos de tênis, só que mais leve por ser despressurizada. A raquete oficial possui 55cm de comprimento e 30cm de largura.

A ITF é a entidade que determina todas as regras que devem ser seguidas pelos organizadores das competições, treinadores e atletas. As medidas das quadras de Beach Tennis também são indicadas pela ITF e elas diferem de acordo com o tipo de jogo, como veremos a seguir.

Quadra de Beach Tennis para simples

Em jogos simples, ou seja, um contra um, a quadra de Beach Tennis deve respeitar as medidas de 16m de comprimento por 4,5 de largura.

A divisão da quadra será feita por uma rede suspensa por um cordão ou, então, por um cabo de metal. Em ambos os casos, a rede deverá ficar presa a dois postes localizados nas laterais.

A rede precisará respeitar uma altura mínima, sendo 1,70m para mulheres e homens, além dos Torneios Júnior; e 1,80m para eventos masculinos específicos, conforme determina a ITF.

As linhas localizadas nas extremidades da quadra de Beach Tennis recebem o nome de linhas de base e podem ter até 10cm de largura. Já as linhas laterais, também chamadas de margem, devem ter entre 2,5cm e 5cm de largura.

É também determinado pela ITF que todas as linhas, tanto as das extremidades quanto as laterais, sejam da mesma cor. Esta coloração precisa contrastar com o piso da quadra ou com a areia.

Quadra de Beach Tennis para duplas

A altura da rede e medidas das linhas das extremidades e laterais das quadras de Beach Tennis para duplas são as mesmas das quadras simples.

A única diferença está na largura da quadra. Enquanto na quadra simples a largura é de 4,5m, no espaço de duplas ela deve ser de 8m para que os atletas possam ter mais espaço para se movimentar. O comprimento de 16cm permanece o mesmo para ambas as ocasiões.

Construir uma quadra de Beach Tennis é um bom investimento?

Estamos há quase dois anos vivendo uma pandemia que parece não ter fim. Apesar das informações tristes e preocupantes que continuam circulando, as pessoas encontraram no Beach Tennis uma forma de manter o distanciamento social e poder praticar exercícios físicos.

Em muitas cidades sem praia, a construção de quadras de Beach Tennis de areia foi o caminho encontrado para que a prática acontecesse. Clubes esportivos e academias estão investindo cada vez mais neste esporte que, ao que tudo indica, chegou para ficar.

Construir uma quadra de Beach Tennis é um investimento elevado – dependendo do material escolhido e localização, o total pode chegar a R$ 60 mil. Mas, em contrapartida, é um investimento de retorno rápido, pois assim que a quadra estiver pronta, o proprietário já pode começar os agendamentos.

Vai construir uma quadra? Consulte o Beach Tennis BRA

Se você está realmente pensando em construir uma quadra de Beach Tennis, aqui vai uma dica de ouro: construa o espaço com as medidas para jogos em duplas. Assim, quando os jogos forem de um contra um, você pode apenas diminuir o tamanho da quadra movendo as linhas.

Se você optar por construir uma quadra para jogos simples, você vai acabar perdendo muito dinheiro: o investimento não vai mudar muito, mas os praticantes dificilmente vão procurar o seu espaço. A grande maioria dos atletas gosta de reunir os amigos para jogar Beach Tennis, então as partidas em duplas acabam sendo as preferidas.

Faça uma análise de mercado para entender se o local onde você quer construir uma quadra de Beach Tennis comporta esta ideia. Aproveite este tempo de leitura e acesse o nosso conteúdo que explica o que as melhores quadras de Beach Tennis do mundo têm em comum.

Em seguida, entre em contato conosco. Nossos especialistas farão um orçamento completo, gratuito e sem compromisso para atender às suas necessidades da melhor maneira possível.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias