Blog

Quer jogar Beach Tennis sem detonar sua beleza? Veja como cuidar da pele e dos cabelos

Beleza no Beach Tennis

Praticar exercícios físicos regularmente é parte do cuidado com a saúde física e mental. Embora isso não seja novidade, muita gente não coloca em prática essa recomendação médica.

De acordo com um alerta publicado pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas que morrem devido ao agravamento de doenças relacionadas ao sedentarismo é assustador: em 2017, 3 em cada 100 óbitos que foram registrados podem ter sido influenciados pelo sedentarismo. Para que fique ainda mais claro: o ano registrou um total de 1,3 milhão de mortes e mais de 34 mil mortes poderiam, possivelmente, ter sido evitadas se o indivíduo levasse uma vida mais saudável.

Neste cenário, o Beach Tennis vem se mostrando como uma ótima opção para quem quer sair do sedentarismo e não sabe como. Conforme a Confederação Brasileira de Tênis, dos 1,2 milhão de praticantes distribuídos em todo o mundo, 400 mil estão no Brasil. Isso mostra que os brasileiros realmente se apaixonaram pelo esporte!

No entanto, mesmo sendo uma atividade benéfica, assim como acontece em outros esportes, a prática exige alguns cuidados para prejudicar aspectos estéticos de seus praticantes.  Cuidar da pele e dos cabelos, por exemplo, pode ser um desafio para muitos atletas.

Confira algumas dicas úteis para você jogar Beach Tennis cuidando da saúde e da da sua beleza também. Boa leitura!

Vai jogar Beach Tennis? Não esqueça do protetor solar

Os cuidados com a pele são essenciais para quem joga Beach Tennis ou qualquer outro esporte ao ar livre.

O câncer de pele é o tipo mais comum da doença e de tão disseminado que está já é considerado por muitos uma epidemia mundial. Inclusive, o melanoma, tumor maligno de pele, é um dos mais graves devido a sua capacidade de se espalhar rapidamente.

Por isso, o principal cuidado que você precisa ter com a pele quando for jogar Beach Tennis é usar protetor solar. Além de prevenir o câncer de pele, o protetor também ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele, decorrente da exposição à radiação solar. Na hora de escolher o protetor solar, prefira os que sejam resistentes à água e com fator igual ou superior a 50.

O ideal é passar o protetor solar duas horas antes de se expor ao Sol e sempre reforçá-lo conforme as recomendações do rótulo. Aplique o filtro solar em todo o corpo, inclusive nos lugares que às vezes ficam esquecidos: orelhas, lábios, pescoço, decote, mãos e dedos, atrás dos joelhos e peito do pé.

Roupa adequada para jogar Beach Tennis e proteger a pele

A roupa escolhida para jogar Beach Tennis também tem um papel fundamental na proteção da pele. Opte por peças feitas com tecidos respiráveis, pois a umidade da pele pode tornar o corpo um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos.

Quando a partida terminar, tome um banho logo em seguida para evitar o surgimento de infecções bacterianas e micoses em locais onde o suor é intenso, como pés, glúteos, axilas e virilha.

Uma outra dica é optar por roupas que tenham proteção contra raios ultravioletas.

Cabelos também precisam de atenção

Não é somente a pele que precisa de cuidados quando você vai jogar Beach Tennis, os cabelos também podem sofrer com as longas horas expostos ao Sol, ao vento e ao calor.

É natural que os cabelos fiquem secos e quebradiços por ficarem muitas horas expostos ao Sol e ao calor. Se este for o seu caso, a dica é optar por shampoos sem sal ou com menor quantidade de sulfatos e parabenos em sua composição. Aplicar um bom condicionador na sequência também ajudará a trazer a maciez e a resistência de volta aos fios.

Existem diversos produtos para pele e cabelo disponíveis no mercado, que podem ajudar os praticantes de Beach Tennis. Inclusive, alguns produtos contêm filtro solar para serem aplicados diretamente no cabelo antes da exposição ao Sol. Geralmente, eles têm a palavra wave no nome.

Óleos hidratantes (principalmente o de côco) e máscaras capilares também são ótimos para recuperar os fios, após  exposição aos raios solares.

Hidratação corporal é essencial para quem joga Beach Tennis

Tomar banho, escovar os dentes, passar fio dental…Todos estes hábitos de cuidados pessoais são vistos como uma rotina necessária, certo?

Pois então, o  mesmo deve acontecer com a hidratação corporal. Ela é muito importante para a saúde e a beleza da pele de todas as pessoas e não somente de quem pratica algum tipo de esporte ao ar livre.

Para quem pratica Beach Tennis, a dica é hidratar a pele logo após o banho. Utilizar óleo corporal durante o banho também é uma boa alternativa.

Cuide também da pele dos pés

Ter atenção com os pés é tão importante quanto cuidar dos cabelos e da pele do corpo. Apesar de a maioria das pessoas praticar Beach Tennis descalço, o excesso de suor pode gerar micose, aquele chamado “pé de atleta”. Por isso, depois dos jogos, lave e seque bem os pés. Prefira usar chinelo ou sapato aberto em seguida.

Se você optou por jogar Beach Tennis, você já está cuidando da sua saúde. Cuidar da beleza também, mais do que uma necessidade, é uma forma de carinho com você mesma.

Aproveite e confira mais alguns cuidados que você precisa tomar em relação à sua saúde durante a prática do Beach Tennis. Até a próxima!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias