Blog

Melhores quadras de Beach Tennis do mundo: o que elas têm em comum?

quadras de beach tennis

Engana-se quem pensa que a areia é o único elemento que as melhores quadras de Beach Tennis ao redor do mundo têm em comum. Apesar dos espaços ao ar livre terem crescido muito e se tornado preferência de grande parte da população, existem uma série de regras que precisam ser seguidas para que se construa uma boa quadra.

Quando olhamos para uma quadra de Beach Tennis bem estruturada, logo pensamos que deve ter sido difícil chegar a este resultado. Neste artigo, explicamos o que as melhores quadras de Beach Tennis têm em comum para que você possa começar a idealizar o seu próprio espaço. Boa leitura!

Primeiro passo: escolha da área para construir

O primeiro passo para  construir a melhor quadra de Beach Tennis possível é escolher bem o terreno. Antes de montar as quadras de Beach Tennis consideradas as melhores do mundo, os idealizadores de cada uma delas pesquisaram muito bem para definir os lugares que seriam mais viáveis para que as medidas necessárias fossem respeitadas. Já falamos sobre a metragem ideal no post Como construir uma quadra de Beach Tennis?

De acordo com a Federação Internacional de Tênis (em inglês International Tennis Federation – ITF) – entidade que rege o Beach Tennis em todos os países, ao construir uma quadra para este esporte é necessário uma área com, no mínimo, 220m² para que se possa formar um retângulo de 11m x 20m.

Este espaço já contempla um recuo de 1,5m em cada lateral e 2,0m no fundo de quadra. Se pensarmos na arena de Beach Tennis sem os recuos temos um espaço para jogo de 8m x 16m (128m²).

Prepare o terreno de forma correta para construir a melhor quadra de Beach Tennis

Para ter uma quadra de Beach Tennis em condições similares às melhores quadras do mundo, após fazer a escolha do terreno é preciso prepará-lo de forma adequada.

No momento de fazer a preparação do terreno será preciso um investimento maior e poupar recursos nesta etapa do processo pode ser um grande erro.

Neste aspecto, as melhores quadras de Beach Tennis ao redor do mundo têm em comum um ótimo sistema de drenagem. Sem um bom projeto de drenagem, sempre que chover a quadra ficará alagada e sem condições de utilização.

Portanto, depois de escolher o terreno e definir as medidas da quadra, é necessário fazer uma escavação de 30cm a 40cm, não considerando as valas de 20cm a 40cm para o sistema de drenagem, e 30cm para a areia.

A qualidade da areia também importa para ter uma quadra de Beach Tennis excepcional

A ótima qualidade da areia é outro aspecto que todas as quadras em destaque ao redor do mundo têm em comum. Os tipos mais utilizados são a areia tratada e a areia de lavagem de rio, esta última bastante usada na construção civil.

As quadras profissionais de Beach Tennis possuem grãos finos de areia para que a prática seja mais confortável para os jogadores. Ainda, existe uma preocupação constante com a higienização do material.

Uma arena que não tem a sua areia higienizada com frequência pode se tornar um perigo para a saúde dos jogadores devido à proliferação de fungos e bactérias.

Linhas, rede e postes

Todas as quadras de Beach Tennis precisam respeitar o que diz a International Tennis Federation (ITF) quanto ao material e medidas de linhas, rede e postes, caso desejem receber competições profissionais.

Para as linhas

As linhas demarcam as laterais e o fundo das quadras de Beach Tennis. As quadras profissionais precisam utilizar materiais resistentes para as linhas e para os pinos de fixação.

Para os postes

O material utilizado pelos idealizadores de quadras de Beach Tennis ao redor do mundo para confecção dos postes é o aço galvanizado. Este material é bastante resistente e pode ficar exposto aos fatores climáticos. Mesmo em quadras indoor, o indicado é sempre o aço galvanizado. É comum utilizar o eucalipto tratado como potes também.

Para a rede

Outro aspecto importante que é objeto de preocupação das grandes quadras de Beach Tennis é a rede. O item essencial para a prática do esporte deve respeitar a largura oficial determinada pela ITF de 1m e ser colocada a 1,70m do nível da base da quadra contando a partir da fita superior.

Qualidade e manutenção da iluminação

A iluminação é um aspecto que acaba sendo deixado em segundo plano no momento da construção das quadras amadoras de Beach Tennis. Contudo, o mesmo não acontece nas quadras profissionais ao redor do mundo.

Todas as quadras profissionais são bastante cuidadosas com a iluminação, principalmente onde são disputadas partidas no final da tarde ou à noite. Para evitar surpresas desagradáveis, é necessário adquirir materiais de qualidade e sempre manter a manutenção em dia.

Espaço para o público

Ter um espaço destinado ao público também é algo que as quadras de Beach Tennis ao redor do mundo têm em comum.

Destinar um espaço confortável para que os familiares, os amigos e o público em geral possa assistir às partidas pode não dizer respeito à disputa em si, mas fala muito sobre a essência do Beach Tennis.

O Beach Tennis, como já vimos em outros artigos aqui no blog do Beach Tennis BRA, é um esporte onde laços de amizade e afeto são desenvolvidos.

Além da saúde física e mental, o Beach Tennis é um esporte de comunhão. Por isso, ter um espaço específico para o público é essencial.

Além de um local coberto para assistir as partidas na sombra, o espaço reservado ao público precisa ter banheiros femininos, masculinos e com acessibilidade e, se possível, alguns serviços básicos de alimentação.

Conheça o Beach Tennis BRA

Se você é fã do Beach Tennis, está pensando em começar a praticá-lo ou gostou do nosso artigo, conheça melhor o Beach Tennis BRA.

O Beach Tennis é um esporte que vem agregando mais adeptos a cada dia, tanto no Brasil quanto em outros países do exterior.

Aqui no blog Beach Tennis BRA você encontra informações de qualidade em artigos criados por profissionais que realmente entendem e gostam do assunto.

Acompanhe nossos conteúdos e apaixone-se cada vez mais pelo Beach Tennis!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

1 comentário em “Melhores quadras de Beach Tennis do mundo: o que elas têm em comum?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias