Blog

CBT e Federação Cearense anunciam realização da Copa das Federações de Beach Tennis em Fortaleza

Copa Beach Tennis em Fortaleza

Torneio Copa de Beach Tennis em Fortaleza acontece pela primeira vez na região Nordeste do país.

Fortaleza, 06 de março de 2023 – Fortaleza será palco de um dos maiores torneios de Beach Tennis do Brasil. De 15 a 18 de novembro, a capital cearense receberá a Copa das Federações, no Aterro da Praia de Iracema. A confirmação veio nesta segunda-feira, após a assinatura do termo de cooperação entre os presidentes da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, e o presidente da Federação Cearense de Tênis (FCTBT), Rudinei Moreira. Com o anúncio, o evento acontecerá de forma inédita na região Nordeste.

“Um dos motes da nossa gestão frente à CBT é capilarizar todas as modalidades que administramos, pelas diversas regiões do Brasil. Com o Beach Tennis não é diferente. Além da grande quantidade de torneios internacionais que estamos realizando, a Copa Das Federações passa a ser realizada na região nordeste, pela primeira vez. A CBT agradece a parceria com a Federação Catarinense, na qual promovemos com excelência, em conjunto, a Copa nos últimos anos. Agora a Federação Cearense assume a frente para realizarmos um evento inesquecível em 2023”, afirmou Westrupp.

A novidade não fica apenas por conta do local do torneio. Com a filiação da Federação de Roraima junto à CBT, a expectativa é de que, pela primeira vez, todos os estados estejam representados na capital cearense, com a Copa de Beach Tennis em Fortaleza podendo receber até 1.500 atletas.

Moreira comentou que a cidade está preparada para receber a Copa das Federações e ainda completou que a alternância das sedes só oferece benefícios para a modalidade na região Nordeste. “Não existe forma melhor de engajar novos e antigos atletas levando as principais competições até eles. A CBT tem seguido esse caminho e demonstrado competência nas relações com todas as entidades filiadas”, disse ele.

Formato

Cada estado pode inscrever até oito equipes, uma para cada modalidade: Profissional, Amador A, Amador B, Amador C, Sub-14, Sub-18, +40 e +50. Disputadas no formato eliminatório, as equipes jogam partidas pelas duplas femininas, masculinas e mistas. Vence o duelo quem conquistar duas vitórias.

O título de campeão geral é conquistado pela federação que apresentar melhor desempenho em todas as categorias, somando mais pontos. Até hoje, a Federação Gaúcha é a maior vencedora do evento, com três títulos (2016, 2018 e 2019), a Federação Paulista vem em seguida com dois (2017 e 2021) e o Paraná tem um (2022). No ano da estreia da competição não teve campeão geral e, em 2020, não houve disputa por conta da pandemia.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias