Blog

Brasil faz história nas areias de Copacabana e é tetra na Copa do Mundo de Beach Tennis 2021

mundial de beach tennis copacabana 2021

A Copa do Mundo de Beach Tennis 2021, em Copacabana, levou o Brasil ao tetra. Com a vitória neste domingo (10), os brasileiros igualaram a marca dos italianos, criadores da modalidade ainda na década de 1980.

Este ano, além da competitividade dentro das quatro linhas, os atletas precisaram lidar com uma brusca mudança climática: do verão ameno de Moscou para o clima tropical do Rio de Janeiro, nas areias da Praia de Copacabana.

Já no primeiro duelo do dia, a dupla feminina do Brasil, formada pela londrinense Rafaella Miller e pela curitibana Marcela Vita, venceu por dois sets a zero as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, atuais campeãs mundiais e favoritas na partida.

Empurradas pela torcida, que compareceu em peso na arena de Copacabana, as brasileiras fecharam o primeiro set por 6 a 3. As italianas até esboçaram uma reação ao empatarem o segundo tempo em 3 a 3, mas não teve jeito: abusando das manobras de defesa a dupla do Brasil finalizou a partida com mais um 6 a 3.

Na sequência, a dupla masculina, formada pelo catarinense André Baran e pelo carioca Vinicius Font, que jogava em casa, só precisava de uma vitória simples para garantir o campeonato para o Brasil, sem que fosse necessária uma disputa mista pelo desempate.

E foi precisamente o que fizeram: em dois tempos acirrados, mas melhor administrados por André e Vinicius, a segunda partida também terminou em dois sets a zero para a dupla brasileira.

Os italianos Marco Garavini e Mattia Spoto começaram bem, dando trabalho para a dupla do Brasil, que fechou o primeiro set em um apertado 7 a 5, placar que se repetiu em um segundo tempo igualmente equilibrado.

Com a vitória, os brasileiros se igualaram aos italianos, tornando-se os maiores campeões da ITF Beach Tennis World Cup. Nos últimos dez anos, Brasil e Itália venceram oito das nove copas do mundo da modalidade, com exceção do torneio de 2016, vencido pelos russos.

Presença no ranking mundial da ITF

Como se esperava, as partidas finais entre Brasil e Itália contaram com a presença de alguns dos maiores nomes do Beach Tennis da atualidade.

Órgão responsável pelo ranqueamento dos jogadores, a ITF, ou Federação Internacional de Tênis, calcula o número de eventos disputados e a pontuação de cada atleta para definir as posições de seu ranking, ou seja, a cada campeonato oficial, essas posições podem mudar.

Em sua última atualização, em 4 de outubro deste mês, quem se destacou na primeira colocação do ranking feminino foi a italiana Giulia Gasparri, seguida pela brasileira Rafaella Miller, que acaba de vencer mais um campeonato mundial e, por isso, têm chances de retomar o primeiro lugar.

No ranking masculino, André Baran é o brasileiro mais bem colocado, aparecendo na sexta posição. O veterano Vinicius Font, por sua vez, aparece na oitava colocação.

Mais dúvidas sobre o universo do Beach Tennis? Conheça o Beach Tennis Bra!

Foto Marcello Zambrana – Divulgação

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias