Blog

Domínio europeu nas finais do Sand Series Decathlon de Beach Tennis, em Brasília (DF)

Final Masculina Sand Brasília

Neste sábado (18), as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile comemoraram o título no feminino e o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera e o italiano Michele Cappelletti foram campeões no masculino. O maior torneio oficial da modalidade do mundo termina neste domingo (19), com as Duplas Mistas

Junho, 2022 – Quadra lotada, um lindo entardecer, muita festa e disputa. O dia foi de decisão neste sábado (18) no ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, o maior torneio oficial de Beach Tennis do mundo. As italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile, no feminino, e o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera e o italiano Michele Cappelletti, no masculino, foram os campeões do torneio, que desde quarta-feira (15) transformou Brasília (DF) na capital mundial da modalidade. O evento, que reúne os melhores jogadores do mundo, vindos de 17 países, termina neste domingo (19), com a disputa das quartas de final, semifinais e final de Duplas Mistas, a partir das 9h. As semifinais e finais – no feminino e no masculino – movimentaram a área externa da Arena BRB Mané Garrincha, local dos jogos, ao longo de todo o dia e à noite.

Cimatti, 29 anos, e Nobile, 26 anos, – cabeças de chave 3 e números 6 e 3 do ranking mundial, comemoraram o título derrotando a dupla número 1 do mundo, de suas compatriotas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, que dividem a liderança do ranking. Cimatti e Nobile marcaram 7/5 e 6/0, acabando com uma invencibilidade de 24 jogos das adversárias. Após um primeiro set muito equilibrado, as campeãs não deram qualquer chance de reação no set decisivo. É o segundo título que Cimatti e Nobile conquistam este mês no Brasil: foram campeãs do ITF BT 400 em Valinhos, no interior de São Paulo.

“Muito feliz com o resultado. É muito bom jogar no Brasil, uma satisfação enorme, com toda a torcida, em torneios muito bem organizados. Fizemos uma partida quase perfeita na final, cometemos muito poucos erros e isso levou ao título. Muito contente de jogar com a Nicole e comemorar esta conquista”, afirmou Cimatti.

Para chegar à decisão, na semifinal disputada também neste sábado, Cimatti e Nobile derrotaram as cabeças de chave 2, a brasileira Rafa Miiller e a venezuelana Patty Diaz – parceiras técnicas da Decathlon – por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/4. Já Gasparri e  Valentini venceram as campeãs do ano passado, as brasileiras Vitória Marchezini e Marcela Vita, cabeças 4, por 2 a 1, 7/6, 6/2 e 10-6.

Favoritos confirmam boa fase – Viera, 28 anos, e Cappelletti, 30 anos, números 1 e 4 do mundo e cabeças de chave 1 do torneio, foram campeões derrotando o brasileiro André Baran e o russo Nikita Burmakin, cabeças 3, número 7 e 3 do ranking. Viera e Cappelletti – parceiro técnico da Decathlon – marcaram 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. Foi a 11ª conquista da dupla, a quinta este ano, que também foi campeã este mês em Uberlândia (MG), numa repetição da final deste sábado. Ganharam ainda em Campinas (SP), Ilhas Reunião e Barcelona.

“Muito bom jogar aqui e uma satisfação enorme formar dupla com o Antonio. Conseguimos confirmar o bom momento que estamos atravessando, como parceria número 1 do mundo. Foi um importante resultado para nós e, também, muito legal enfrentar o André Baran e ver a torcida lotando a arena, apoiando, incentivando o esporte. É incrível tudo o que está acontecendo e o Brasil é o grande centro do Beach Tennis”, destacou Cappelletti.

Nas semifinais masculinas, Baran e Burmakin derrotaram os campeões do torneio em 2021, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, cabeças 2, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/5. Viera e Cappelletti ganharam de Maksimilians Andersons, da Letônia, e Gerard Rodriguez Querol, da Espanha, por 2 a 0, 6/1 e 6/4.

O torneio está sendo disputado em uma arena de 10.000 m², com 11 quadras, montada na área externa do estádio Mané Garrincha. Duas quadras contam com arquibancada, uma para 500 pessoas e outra uma superquadra para 2.000 pessoas. Mais do que um torneio, foi planejado para ser uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado e áreas para o público como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais.

No total, incluindo o quali, que classificou quatro duplas no feminino e quatro no masculino para a chave principal, o torneio reúne 120 jogadores no profissional. E conta, ainda, com 400 atletas nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.

Brasil, centro mundial do Beach Tennis – O Brasil é hoje o centro mundial do  Beach Tennis, o esporte que mais cresce no planeta. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008. Crescimento em que o Brasil aparece com destaque. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares na competição desta semana no Distrito Federal.

Uma das principais novidades para este ano é a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chega ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis.  A empresa marcará presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.

O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 é apresentado pelo Banco BRB, com patrocínio máster da Decatlhon e apoio máster da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento tem o patrocínio da Alto Giro e da Coca-Cola Sem Açúcar, contando também com o apoio do SESC, do Grupo Lig, da Reitec Fibra, da Granado, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, da Administração do Plano Piloto e do Hospital Brasília que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

É um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização do Instituto Pró Brasil e promoção da Zenith Marketing.

Programação
Dia 19 (domingo) – Abertura da arena às 9h até 18h – com quartas de final, semifinais e final de Duplas Mistas.

Acompanhe os jogos ao vivo: https://www.youtube.com/c/ProgramaPLAYBT/videos

Mais informações:
Instagram: @sandseriesbrasil/
Site: https://www.sandseriesbrasil.com

Contato comercial: diretoria@zenithmkt.com.br

Foto Marcelo Zambrana

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias